Wednesday, August 27, 2008

 

era o tempo das amoras



Nome popular
AMORA
Nome científico
Morus alba L.
Sinonímia popular
Amoreira (variedades negra e branca)
Sinonímia científica
Morus nigra L.
Parte usada
Folhas, frutos, raízes, cascas
Propriedades terapêuticas
Laxativa, sedativa, expectorante, refrescante, emoliente, calmante, diurética, antidiabético, antiinflamatória, tônica
Princípios ativos
Morus Alba: adenina, proteína, sais, glicose, flavonóides, cumarina, taninos; Morus nigra: adenina, glicose, asparagina, carbonato de cálcio, proteína, tanino, cumarina, flavonóides, açúcares, ácido málico, matérias albuminóides e pectínicas, pectosa.
Indicações terapêuticas
Dor de dente, pressão sanguínea, tosse, inapetência, prisão de ventre, inflamação da boca, febre, diabetes, dermatoses, eczema, erupções cutâneas
Informações complementares
Propriedades terapêuticas: Laxativa, expectorante, refrescante, emoliente, calmante e diurética, antidiabético (variedade nigra), dor de dente, antiinflamatório, reduz pressão sanguínea.
Frutos:tônico, laxante
Folhas: antibacteriana, expectorante,sudorífero
Cascas: anti-reumática,reduz a pressão sanguínea, analgésica
Cascas da raiz: sedativa, diurética, expectorante
Princípios ativos: Continuação (Morus nigra): Os frutos contém vitaminas A,B1,B2,C. Os frutos maduros contém 9% de açúcares (frutose e glicose), ácido málico (em estado livre 1,86%), matérias albuminóides e pectínicas, pectosa, goma e matérias corantes com 85% de água.
Uso medicinal: São conhecidas duas variedades alba e nigra. A segunda com frutos negros e a primeira com frutos brancos. No século XVI, na Europa, se empregavam tanto os frutos como a casca e as folhas da amora negra. O fruto para as inflamações e hemorragias, a casca para as dores de dentes e as folhas para as mordidas de cobra e também como antídoto de envenenamento por acônito. Apesar da amoreira estar desaparecendo da matéria médica na Europa, a amoreira branca segue sendo muito empregada na China como remédio para tosse, resfriados seguidos de febre, dor de cabeça, garganta irritada e pressão alta. Com o conceito chinês de yin e yang, a amoreira branca é empregada para dissipar o calor do canal do fígado, que pode levar a irritação dos olhos e afetar estados de ânimo e também para refrescar o sangue. Portanto é considerada um tônico yin. Na Europa recentemente tem-se empregado as folhas da amora negra para estimular a produção de insulina na diabetes.
Dosagem indicada: Inflamações da boca: espremer alguns punhados de amoras, ainda que não totalmente maduras,recolhendo o líquido em uma tigela. Fazer bochechos freqüentes com este suco diluído em pouca água. Dores de dentes: Decocção: em fogo moderado, ferver 40g de raízes de amoreira em meio litro de água, até que fique reduzida à metade. Depois de morno, filtrar o líquido e empregá-lo em bochechos. Diurético: Infusão: deixar em infusão, até amornar, um punhado de folhas secas de amoreira em um litro de água fervente. Filtrar o líquido, bebendo-o em calicezinhos durante o dia para que produza efeito diurético.
Garganta, tosse: Xarope:esmagar ao máximo algumas amoras negras e recolher o suco em um recipiente de alumínio esmaltado ou de vidro. Adicionar açúcar numa quantidade que tenha o dobro do peso do suco e colocar em fogo brando. Quando esta mistura adquirir a consistência de xarope, deixá-la esfriar e guardá-la num vidro bem fechado, conservando-o em local fresco e escuro. Para as inflamações da garganta, devem-se diluir duas colherinhas do xarope em um cálice de água morna, empregando-a em gargarejos.Em caso de tosse,dissolver uma colherinha do xarope em uma xícara de água quente e tomá-la.
Estômago(inapetência): Decocção: ferver 20g de cascas de amoreira branca em meio litro de água. Filtrar o líquido e adoçá-lo, tomando-o em calicezinhos meia hora antes das refeições. Intestinos (prisão de ventre): Decocção (laxativa): em meio litro de água, ferver 15g de raiz e casca de amoreira misturadas. Quando o líquido ficar morno, filtrá-lo e adoçá-lo com mel. Beber metade pela manhã, em jejum, e o restante à noite, antes de deitar. Para obter-se um laxativo de efeito mais rápido, deve-se aumentar em até o dobro a quantidade de casca e raiz, ou seja 30g das cascas e raízes misturadas, regulando-se quantidade de acordo com as reações do organismo a este tipo de purgante. Também os frutos ingeridos frescos e temperados com um pouco de açúcar, especialmente da variedade negra, ajudam no funcionamento do intestino.
Pele (dermatoses, eczema, erupções cutâneas): Cataplasma: colocar um punhado de folhas frescas de amoreira, depois de lavadas e enxugadas, em um recipiente com uma ou duas colheres de água, aquecendo-o até o líquido evaporar. Estender as folhas sobre uma gaze, esmagá-las um pouco fazendo sair todo o líquido e aplicá-las quentes (mas não ferventes) sobre a região afetada. Quando a compressa esfriar, renová-la mais duas vezes.
Pressão sanguínea alta: Infusão: colocar um punhado de folhas frescas de amoreira em meio litro de água fervente. Depois de morno,filtrar o líquido, bebê-lo em cálices no decorrer do mesmo dia em que foi preparado.
Febre: 40 a 80g de folhas por litro em infusão.
Diabetes: Infusão: utilizando as folhas, 1 xícara 4 a 6 vezes ao dia.
Contra-indicações: Não se deve consumir o fruto em caso de diarréia. Não se deve administrar as folhas nem raízes no caso de debilidade ou "frio" pulmonares. Em caso de dúvida deve-se recorrer ao médico.
Curiosidades: A amora é cultivada pelas suas folhas que são o alimento exclusivo do bicho da seda.A cultura da amora se estendeu pelo mediterrâneo junto da qual se cria o bicho da seda.

Tuesday, August 26, 2008

 

invejosos



Se a inveja produz tanta perda de auto-estima, então o melhor remédio é a alter-estima, a estima do outro, o amor, o afecto, a amizade.
O amor a você mesmo e aos outros.
É o que cura a inveja.

Autor: Ventura , Zuenir

Monday, August 25, 2008

 

Vaya Con Dios - Don't break my heart


 

Vaya con dios - Don't Cry For Louie

os Vaya con Dios vão estar em Portugal no Festival do Crato.
Lamento não poder lá estar !!


Sunday, August 10, 2008

 

que a brisa cálida...

retirado da
florestadaursasentada

clique na imagem para aumentar

Thursday, August 07, 2008

 

Abertura dos Jogos Olimpicos


Acenda uma vela pelo Tibet!
Na noite de 07 de agosto,
véspera da abertura dos Jogos Olímpicos,
junto à janela de sua casa, no trabalho ou em local público,
às 21:00 horas...
(Mas faça isso com segurança para não provocar nenhum acidente!)
Convide a sua lista!
Mais de 100 milhões no mundo acenderão!
http://www.candle4tibet.org/pt/* * * * * * *Abaixo-assinado pela Libertação e o Fim da Violência no Tibet http://palasathena2.blogspot.com/www.tibet.vai.la(em português)http://br.youtube.com/watch?v=LNp3LngJCM8(Fotos do Levante Internacional)
Passe adiante!Fraternalmente,Paulo Stekel [Pema Dorje](editor da Revista Horizonte - Leitura Holística)
Postado por Vic às 11:16 2 comentários Links para esta postagem
Marcadores: , ,

Monday, August 04, 2008

 

A M O R

O Amor pode criar inimigos, quando a oferta de amor é rejeitada ou quando o fim de uma relação amorosa causa dor e raiva. Também pode causar problemas quando um namorado é demasiado controlador e exigente. O amor pode causar inimizades em todo o tipo de relacionamentos amorosos, entre parceiros, membros da familia ou amigos.
Christian Hansard -A Arte Tibetana do Pensamento Positivo

Faça esta meditação para curar a inimizade amorosa:

Sente-se calmamente e em sossego. Concentre-se no seu coração. Focalize o bater do seu coração, e depois, com lentidão, abandone todas as situações dolorosas que provocaram essa inimizade. Liberte-se de tudo isso e à medida que o fizer, vai descobrir que um amor mais apropriado tomará o seu lugar.



This page is powered by Blogger. Isn't yours?