Thursday, January 29, 2009

 

caminhos da paz




Gandhi escreveu em sua autobiografia: "Ahimsa é um princípio amplo. Somos mortais indefesos, apanhados na conflagração do himsa". O simples fato de estar vivo - comer, beber, movimentar-se - envolve necessariamente algum tipo de dano a outro, ainda que imperceptível. Segundo Gandhi, o esforço de autocontrole e o sentimento da compaixão (para evitar, tanto quanto possível, a destruição da menor das criaturas) caracterizam a aplicação real do princípio (leia mais no quadro da página ao lado). De outro lado, o ahimsa não deve ser visto como um escudo para a covardia. Trata-se de uma poderosa reação de amor que dobra o agressor, paralisando-o pela conscientização de seu ato insano. É uma forma sutil e persistente de luta que não compactua, por omissão, com a injustiça e a força bruta.

Olhar para dentro


Basta um rápido olhar sobre os efeitos psicobiológicos da raiva - a força motriz da violência -, para que nos convençamos da necessidade do ahimsa (leia o quadro na página 49). A dificuldade está em adotá-lo como regra de conduta e em praticá-lo corretamente. "Nossos valores apontam na direção da notoriedade, da visibilidade, do consumo e do poder", diz Lia Diskin, diretora da Associação Palas Athena, em São Paulo. "E os mecanismos mais imediatos para atingir essas metas são a competição, a sedução e o individualismo, elementos que sempre geram algum tipo de violência, física ou simbólica."
Assim, o primeiro passo para o exercício do ahimsa é trabalhar o próprio ego, fonte da opressão que impomos a nós mesmos, isolando-nos dos outros. "Se olharmos para dentro será mais fácil perceber e compreender as causas da agressividade e da inquietação", diz Ravindra Varma, presidente da Gandhi Peace Foundation. A prática do ahimsa se consolida no pensamento, origem de toda palavra e ação, e se dissemina por meio de um esforço paciente de educação, apoiado mais na vivência que nos argumentos. É algo que nasce de pequenas ações individuais e cresce com a soma dessas ações, como na parábola a seguir.



Numa tarde de inverno europeu, um pardal encontra uma pomba silvestre e pergunta:
- Você sabe me dizer quanto pesa um floco de neve?
- Nada de nada - respondeu a ave.
- Nesse caso, vou lhe contar uma história maravilhosa - disse o pardal. - Eu estava sentado no ramo de um pinheiro quando começou a nevar. Era tudo tão lindo e, como eu não tinha nada melhor a fazer, passei a contar os flocos de neve que se acumulavam nos galhos e agulhas do meu ramo. Contei exatamente 3 741 952. Quando o floco número 3 741 953 pousou sobre o ramo - nada de nada, como você diz - o ramo se quebrou.
Dito isso, o pardal bateu asas em retirada. A pomba, porém, mergulhada em profunda reflexão, concluiu:



- Talvez esteja faltando uma única voz para trazer paz ao mundo. No dia-a-dia, o caminho é desenvolver a coragem e a nobreza dentro de nós, como você pode ler nos exemplos a seguir. mais...

Wednesday, January 21, 2009

 

uma oração ao eterno



Uma oração ao eterno que mora nos corações
:: Wagner Borges ::
(Uma Viagem Espiritual na Doçura de um Olhar Silencioso)
Que você encontre o amor mais lindo dentro do seu próprio coração.
Que você veja seus filhos como presentes do Eterno.
Que você ainda se encante com as coisas mais simples da vida.
Que você não se iluda com as luzes temporárias do mundo.Que você saiba tirar sábias lições de vida dos reveses.Que você perdoe, mesmo que ninguém entenda.Que você veja cada dia como uma bênção de luz e recomeço...Que nada possa afastá-lo de seus melhores propósitos.Que você escute música e se sinta agradecido.Que você não se esqueça de seus pais e honre-os com sua atenção.Que você seja justo, sem jamais perder seu coração e sua canção.Que você não se apegue ao passado; há tanta coisa para aprender...Que você não se esqueça de quem lhe ajudou; gratidão é sabedoria.Que você conserve seus amigos verdadeiros; eles são jóias de sua vida. Que você segure seus filhos no colo, como o Eterno segura as estrelas.Que você veja seu parceiro (a) como um presente da vida.Que você chore, se for preciso, mas que suas lágrimas sejam lindas.Que você ria, principalmente de si mesmo; alegria é fundamental!Que você não tenha ódio em seu coração, pois isso empobrecerá sua canção.Que você supere suas provas, com coragem e inteligência.Que você abra seu coração para o amor, como a flor se abre para o sol.Que você beije alguém amado como os raios solares beijam as flores.Que você faça amor com luz nos olhos e gratidão pelo presente.Que você não prenda quem quer ir embora. Amor não é gaiola!Que você se atreva a ser você mesmo, mas sem arrogância!Que você jamais se esqueça de que há um Poder Maior em todas as coisas.Que você ore, em espírito e verdade, sem medo de se abrir para o Céu.Que você converse com o Eterno, de coração a coração, sem dramas.Que você olhe para a lua cheia, extasiado, como uma criança.Que você sinta o cheiro do café e se sinta cada vez mais vivo.Que você tome um chá de olhos fechados e pense em algo bom.Que você se recicle, se areje, para não criar teias de aranha em sua vida.Que você tenha a idade que seu espírito lhe disser, sem medo de rugas.Que você não envelheça sem amadurecer; jamais deixe de rir de uma piada!Que você sempre trate bem a sua criança interior; criança é vida!Que você sempre desconfie quando a música não o encantar mais.Que você perceba o perigo de ser tomado pela irritação descabida.Que você não perca tempo com fofocas e nem se exaspere com tolices.Que você saiba valorizar pessoas de energia limpa e toques legais.Que você se atreva a andar com um sol na cara e um grande amor no peito.Que você não se engane com as aparências; há muita gente boa neste mundo.Que você não olhe raça, religião, sexo ou cultura; veja o Eterno em cada ser.Que você jamais ache que perdeu algo ou alguém; o Todo está em tudo!Que você sinta o que senti ao escrever tudo isso, em espírito e verdade.Que você veja luz nessas linhas; a mesma luz que está em seu coração.Que você sinta um Grande Amor; o mesmo que me fez escrever...
Que você escute alguma canção querida e se sinta muito bem.
Que você seja feliz, mesmo que ninguém entenda.

Sunday, January 18, 2009

 

Lilia Donkova- Polyptique

extraordinaria interpretação no Concerto de homenagem a OLga Cadaval


 

Olga Cadaval


Comemorações do Nascimento da Marquesa de Cadaval
17 de Janeiro às 18h Auditório Acácio Barreiros - Centro Cultural Olga Cadaval.


A Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras (OCCO) é considerada por muitos uma das melhores formações deste género em Portugal, conseguindo em pouco tempo tornar-se num elemento fundamental da vida cultural dos Concelhos de Oeiras e de Cascais. À criação de uma temporada regular de concertos juntam-se as actuações em quase todas as regiões de Portugal e as várias representações no estrangeiro.
A OCCO foi criada e é, actualmente, dirigida pelo Maestro Nikolay Lalov.
No concerto de Homenagem à Marquesa Olga Cadaval, a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras vai executar obras de Tchaikovski, Vianna de Motta e Britten - compositores e artistas associados à figura da Marquesa. A jovem violinista Lilia Donkova, cujos primeiros passos como solista passaram pela Quinta da Piedade em Sintra acrescenta um especial momento lírico do autor búlgaro Georgi Zlatev-Tcherkin. Um repertório rico de emoções e de memórias desta grande mecenas da música portuguesa do séc. XX.

Evento visto no programa "Cartaz" da SIC Notícias

Thursday, January 15, 2009

 

A Coruja


A Coruja
Guardiã da Sabedoria
Palavra –chave : sabedoria, verdade, rumos de vida
A Coruja mostra que a vida te levou a lugares de sabedoria e compreensão e que estás prestes a superar algumas noites escuras de alma. Estás sendo avisada que é melhor ficar algum tempo em silencio, longe da multidão, para que possas tomar algumas decisões quanto ao rumo que darás à tua vida e à tua alma. A Coruja guarda-te e guia a tua alma para o lugar que lhe cabe no Universo. Confia na vida e crê que esse afastamento dos compromissos sociais é necessário para que consigas ouvir a canção silenciosa do teu coração. Se a tua alma não sabe que caminho tomar, logo mais ela não terá essa dúvida.
Segue o teu caminho com cautela. Em tempos de escuridão, ansiamos por solidez e normalidade. Não caias na tentação de te apoiares em algo só porque isso está ali, ao teu alcance. Confia na Coruja : ela conduzirá a tua alma através da noite, através dos medos, levando-a a encontrar um novo dia, com uma visão mais clara e uma compreensão melhor dos propósitos para que vieste a este mundo.Prepara-te para a morte de tudo o que é velho à tua volta e tenho a certeza que ficarás bem.
Exercício de magia
Jornada para a sabedoria
Faça a seguinte visualização :Estás a entrar num antigo bosque ao escurecer. Caminhe em meio dos sons e aromas da floresta, no meio das folhas e flores, animais e árvores, até chegar a uma clareira iluminada pelos últimos raios de sol onde está um velho carvalho. Senta-te sob a árvore e uma coruja pousa num dos galhos acima da tua cabeça. Vocês cumprimentam-se e tu fazes uma pergunta. A coruja compartilha a sua sabedoria contigo. Algo se solta das garras do pássaro e cai em teu colo – vê o que é. Agradece e volta para a entrada do bosque , pelo mesmo caminho por onde vieste. Reserva algum tempo para te integrares, antes de voltar às tarefas habituais.
Podes gravar esta experiência , para depois voltar a ouvir sempre q quizeres.
Eu optei por fazer ao vivo; fui para uma clareira na serra , junto de uma árvore que gostei. Sentei-me e aguardei. Havia uns cães ao fundo que ladraram sem cessar , representando o turbilhão por que eu iria passar, depois calaram-se e um pássaro de tom melodioso respondeu às minhas perguntas…Atenção com o lugar que se escolhe pois nos dias de hoje não convém deixar o carro em lugares isolados de serra nenhuma e entrar por um qualquer bosque adentro sem estarmos em segurança…Por detrás da minha casa, há uma grande mata onde em certas noites aparece a coruja. Faço-lhe perguntas e ela responde-me !

Monday, January 12, 2009

 

Alain Barriere Ma Vie

leia o post abaixo , se quer saber mais...


 

Ma vie...

Conhecera-o aqui, há tantos , tantos anos...quando fora passar férias com a irmã e os pais a Pedras Salgadas

Nas tardes de Verão, havia música na Casa de Chá. À noite havia baile no Casino. A mãe não as deixava ir sozinhas, que nessa época não era de bom tom. Ele lá estava , todas as noites. Ela também, no auge dos seus 16 anos. Dançavam juntos toda a noite. Por vezes encontravam-se à tarde na Casa de Chá


ou passeavam pelas alamedas do Parque...

Depois, numa madrugada, ela partiu, as férias acabaram. Ele escreveu-lhe, dizendo-lhe que era oportuno darem inicio a algo mais e assim começaram a trocar cartas, as respostas dele por vezes a tardarem no tempo. Os anos foram passando, ele foi para Luanda cumprir serviço militar, ela continuava os estudos. Encontraram-se várias vezes em Lisboa, uma vez ela foi ter com ele ao Porto, não suportando tanta ausência.

Mais tarde , as cartas foram cessando, os telefones ficavam mudos, apesar de ainda hoje se recordar daquele 42159 que tanta vez marcara.

Um dia, escreveu-lhe a última carta.

Nunca recebeu qualquer resposta, qualquer sinal de vida.

Poderia tê-lo esquecido. Teve outros amores. Casou, mais tarde, muito mais tarde.

No entanto, em cada canto lhe surgiam noticias da terra dele, dos arredores, da neve , das estradas cortadas, das minas , das feiras de artesanato. Há tempos , cruzara-se com alguém que usava o mesmo perfume que ele. No outro dia, supôs tê-lo visto no Concerto.

Ficou na dúvida. Tal como tinha duvidas em relação a muitas outras coisas, tantas situações que não foram faladas nem esclarecidas.

Porque não lhe saía ele da ideia, porque enfrentava sempre aquelas noticias sobre Vila Pouca, porque se lembrava de certos pormenores?

Seria Kármico ? Seria ele a enviar-lhe alguma mensagem?

Seriam eles as tais almas gémeas que seguem caminhos paralelos sem se encontrarem. como alguém lhe dissera? Seria...?


Ma vie...que c'est long le chemin (Alain Barrière)







Saturday, January 10, 2009

 

Mississippi Mass Choir- Yes


 

God Will Take Care of You (Part I)

ontem no Auditório Olga Cadaval
os Mississipi Gospel tomaram conta de nós !

Um assombro e uma delicia para os sentidos e para a alma !!


Tuesday, January 06, 2009

 

aqui há gato...


Gato preto
Psiquismo
Vibração : Chakra do Terceiro Olho

O Gato Preto aconselha a aguçar as antenas psíquicas para não deixar q invadam o teu espaço psíquico. O reino das energias é tão real quanto o plano físico, e as energias que te envolvem neste momento podem orientar-te para visionar tudo com mais clareza. Talvez seja preciso paciência. Caminha com consciência usando as tuas habilidades psíquicas. O Gato Preto recomenda que fiques atenta àqueles que estão à tua volta, pois alguém pode estar agindo com más intenções. Aumenta a tua protecção psíquica e faz o que os gatos mais gostam de fazer -– aconchega-te no sofá e descansa!
O teu caminho será mostrado através de clarividência.
esta foi a carta que tirei para hoje...

Friday, January 02, 2009

 

mensagem


Neste preciso momento, para as pessoas e nações da terra, possam jamais serem sequer escutadas as palavras doença, fome, guerra, sofrimento; mas que cresçam a sua boa conduta moral, méritos, riqueza e prosperidade, possa a suprema boa fortuna e bem-estar sempre se erguer para elas."
-
Sua Santidade Kyabje Dudjom Rinpoche -->
mais...

This page is powered by Blogger. Isn't yours?