Wednesday, December 20, 2006

 

A noite mais longa do ano



Também conhecido como Natal, Ritual de Inverno, Meio do Inverno, Yule e Alban Arthan, o Sabbat do Solstício do Inverno é a noite mais longa do ano, marcando a época em que os dias começam a crescer, e as horas de escuridão a diminuir. é o festival do renascimento do sol e o tempo de glorificar o Deus. (O aspecto do Deus invocado nesse Sabbat por certas tradições wiccanas é Frey, o deus escandinavo da fertilidade, deidade associada à paz e à prosperidade.) São também celebrados o amor, a união da família e as realizações do ano que passou.

É a noite mais longa do Ano. A partir desse dia, o Sol se aproxima da Terra, e a escuridão do inverno ameaça ir embora. É quando a Deusa dá à luz seu novo filho, o Deus renovado e forte, ainda bebê. É importante notar que no hemisfério norte o Yule é comemorado na mesma época do Natal, e que tem significado muito parecido com o feriado cristão: o nascimento do Deus menino, filho de um Deus maior, aquele que trará a esperança à Terra. O hábito de trazer pinheiros para dentro de casa é um hábito totalmente pagão: o Pinheiro, o azevinho, e tantas outras árvores tão utilizadas no Natal são árvores cujas folhas são perenes e sempre verdes, e por isso simbolizam a continuação da vida. Os sinos são símbolos femininos de fertilidade, e anunciam os espíritos que possam estar presentes. É desta data antiga que se originou o Natal Cristão. Nesta época, a Deusa dá à Luz o deus, que é reverenciado como CRIANÇA PROMETIDA. É tempo de reencontrarmos nossas esperanças, pedindo para que os Deuses rejuvenesçam nossos corações e nos dêem forças para nos libertarmos das coisas antigas e desgastadas. É hora de descobrirmos a criança dentro de nós e renascermos com sua pureza e alegria. Pode fazer uma árvore enfeitada, pois esta é a antiga tradição "pagã", onde a árvore era sagrada e os meses do ano tinham nomes de árvores. Esta é a noite mais longa do ano, onde a Deusa é reverenciada como a Mãe da Criança Prometida ou do Deus Sol, que nasceu para trazer Luz ao mundo. Da mesma forma, apesar de todas as dificuldades, devemos sempre confiar em nossa própria luz interior.

Medite sobre o Sol, sobre as energias ocultas que adormecem durante o inverno, não apenas na Terra mas em nós mesmos. Pense no nascimento não como o início da vida, mas sim sua continuação. Dê boas vindas ao Deus. Após algum tempo, diga: Grande Deus do Sol, Saúdo o Teu retorno. Que brilhes sobre a Deusa; Que brilhes sobre a Terra, Espalhando as semente e fertilizando o solo. A Ti todas as bênçãos.



A tradição relativamente moderna de decorar árvores de Natal é costume que se desenvolveu dos bosques de pinheiro associados à Grande Deusa Mãe. As luzes e os enfeites pendurados na árvore como decoração são, na verdade, símbolos do sol, da lua e das estrelas, como aparecem na árvore Cósmica da Vida. Representam também as almas que já partiram e que são lembradas no final do ano. Os presentes sagrados (que evoluíram para os actuais presentes de Natal) eram também pendurados na árvore como oferendas a várias deidades, como Attis e Dionísio.
Colocar bolos nos galhos das macieiras mais velhas do pomar e derramar sidra como uma libação consistiam num antigo costume pagão da época do Natal praticado na Inglaterra e conhecido como "beber à saúde das árvores do pomar". Após oferecer um brinde à mais saudável das macieiras e agradecer a ela por produzir frutos, os fazendeiros ordenavam às árvores que continuassem a produzir abundantemente.
Os alimentos pagãos tradicionais do Sabbat do Solstício do Inverno são o peru assado, nozes, bolos de fruta, bolos redondos de alcaravia, gemada e vinho quente com especiarias.
Incensos: louro, cedro, pinho e alecrim.
Cores das velas: dourada, verde, vermelha, branca.
Pedras preciosas sagradas: olho-de-gato e rubi.
Ervas ritualísticas tradicionais: louro, fruto do loureiro, cardo santo, cedro, camomila, sempre-viva, olíbano, azevinho, junípero, visco, musgo, carvalho, pinhas, alecrim e sálvia.
Para saber mais , basta clikar AQUI
Publicação conjunta de

avelana

Comments:
Curiosa iniciativa das três... a quem desejo um bom ano de 2007.
 
Até que enfim te consigo retribuir os bons dias...não tenho conseguido comentar nos blogues beta. Gostei imenso de saber o inicio das nossas tradições de Natal.

Beijinhos.
 
maria

iniciativas similares e sentires identicos ...
 
conceição

obrigada pelo poemna e pelo carinho tb

Um abraço
 
obrigada e um abraço pintoribeiro
 
vida

ainda bem q conseguiste!! houve alguns problemas com os comments , q tb os senti.

Um abraço.
 
E enquano uns vivem a noite mais longa do ano, outros, da cintura da terra para baixo, aproveitam o frescor das noites curtas...

São as nossas muitas diferenças, que se somadas, proporcionam grandes possibilidades de aprendizado.
Mas o que importa afinal e independente das horas de nossas noites de cada lado da terra, é que esses momentos nos levem à reflexões e posteriores atitudes e que elas possam ser sempre positivas e produtivas.

Felicidades e que 2007 seja repleto de sucesso!!!

Beijo,
Cris
 
Gosto mais desta noite mais longa do ano, mais próxima do que acredito ser o Natal...
Um beijo doce para ti e tudo de bom.
 
Linda a iniciativa, fiquei a saber muito mais coisas sobre a noite mais longa do ano..
Que o natal aconteça no vosso coração, só assim poderemos viver o verdadeiro espirito de Natal.

Feliz 2007 com tudo aquilo a que têm direito.
Bjhs e até ao ano
 
Vim agradecer a tua visita simpatica no meu espaço e ao mesmo tempo aproveitar para te desejar um FELIZ NATAL... e UM BOM ANO NOVO.

Beijinhos
Daniela
 
Vim aqui desejar umas festas felizes, sobretudo que seja um fantástico ano de 2007.
 
Wicky, agora é boa noite, para te desejar um feliz Natal com tudo de bom, amor, alegria, saúde e muita paz.

Beijinhos com carinho.
 
QUE O SOL NASÇA PARA TODOS TODOS OS DIAS DO ANO E QUE O "AQUECIMENTO GLOBAL" DOS CORAÇÕES CONDUZA À PAZ E AO AMOR UNIVERSAIS!
 
Que em 2007 sejas um ser ainda mais consciente em todas as tuas acções e pensamentos para que todos juntos na nossa Nave Terra possamos elevar a vibração do mundo a um nível mais luminoso, mais ecológico e sustentável...

Um bom ano Terrestre em 2007 para ti.
 
Wicky [+ família + amigos],

Bom ano 2007!

Que a vida nos seja generosa e, saibamos nós corresponder.

Tomemos ainda maior consciência que a nossa vida está intimamente ligada ao nosso Planeta-Nave-Mãe.

Cuidemos dessa nossa ligação com Gaia.

Cuidemos da nossa sintonia com o céu, sem nunca deixarmos de andar aqui em baixo, disfrutando da vida.

Abraço.

António
 
Feliz ANO NOVO

beijo :)
 
um bom ano para todos
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?