Wednesday, February 28, 2007
POVO DE PEDRA
O Povo de Pedra regista um momento em que o conhecimento será revelado a você. Os seus registos pessoais estão arquivados nestas bibliotecas de rocha. As memórias de sua infância começarão a aflorar e lhe ajudarão a armar uma parte importante do seu quebra-cabeças pessoal. Memórias de vidas passadas ou aquele sentimento familiar de já ter visto alguma coisa podem elevar o seu actual nível de consciência. Seja qual for o caso, você está agora numa posição de saber de onde veio e para onde vai.
Fonte: SAMS, Jamie. Coleção Arco do Tempo. Editora Rocco. (Se você quiser adquirir um exemplar, entre em contato conosco!)
As Cartas do Caminho Sagrado indicam sempre uma mensagem muito bela que podemos aplicar na nossa vida, no nosso dia-a-dia. A carta do Povo de Pedra mostra exactamente aquilo que hoje necessitava ouvir. Experimentem também : AQUI
Tuesday, February 27, 2007
A minha Carta para hoje
Cara Pintada
Auto-expressão
A Cara Pintada fala de auto-expressão. Ela lhe diz que deve usar a Criatividade para expressar os seus sentimentos, os seus talentos ou ainda os seus desejos. O fato de poder expressar livremente tudo aquilo que você é, em determinado momento, possui grande poder de Cura e pode vir a ser muito útil. À medida que se transforma e evolui, você pode sentir a necessidade de mudar sua forma externa, ou seja, a aparência que o caracteriza para os outros.Pode ser muito importante para você, nesse momento, mudar algo em sua aparência, em suas atitudes ou atividades, passando a revelar uma imagem mais condizente com o seu novo Ser interno. A mensagem básica desta carta é pedir a você que se abra, permitindo que os outros percebam a sua tônica pessoal. Desta maneira, estará ajudando outras pessoas, que podem estar precisando dos talentos que você tem para oferecer. Não esconda mais os seus sentimentos, seus pensamentos, ou os dons que você possui. Ofereça-os ao resto do mundo.
Já é hora de viver a sua Verdade,, e permitir que o Poder de Cura do seu Ser interno consiga vir à tona. Você não precisará passar pelo vexame de ver sua cara ou sua máscara caírem se souber apresentar para o mundo os seus verdadeiros talentos, de maneira simples, deixando o orgulho e a vaidade de lado.
Fonte: SAMS, Jamie. Coleção Arco do Tempo. Editora Rocco. (Se você quiser adquirir um exemplar, entre em contato conosco!)
Monday, February 26, 2007
LUA FORA DE CURSO
Na fase em que a Lua está fora de curso ou "vazia" como se a denominam alguns astrólogos, as nossas iniciativas podem ganhar um curso diferente daquele que imaginamos ou programamos. Daí a importância dessa indicação no nosso quotidiano.
data de final 28/02
hora 08h31
data de inicio 02/03
hora inicio 16h08
final 02/03
hora de final 18h33
Saturday, February 24, 2007
mulher-natureza
Assim, todos perdem... a Terra, a humanidade e todos os seres que habitam este planeta maravilhoso. Nossa mãe, nossa casa.
Patricia Fox... MAIS
Thursday, February 22, 2007
Saúde e transformação
É uma terapia feita com cremes e óleos essenciais, em marquesa.
Para EVA ( a das três faces)
O MANTO
Vibração Astral- Camuflagem , aconchego, invisibilidade
Tem mais cuidado contigo própria e com as tuas ideias; deves agir com precaução evitando revelar tuas intenções precipitadamente. Procura observar para saber se é hora de dizer alguma coisa ou de se calar , de agir ou de esperar. As coisas estão apenas germinando e requerem o máximo de atenção. Nem todas as peças estão encaixadas, por isso ainda não é possivel uma visão clara da situação. A trilha para a iluminação está repleta de salteadores - embusteiros, se preferires -que podem estar à procura do que tens para dar. Tens de agir silenciosamente, sem deixar rasto ou dar a conhecer os teus planos para o futuro. Logo chegará a altura de pôr tudo às claras. Tudo o que precisas te será mostrado. Aprende a interpretar esses sinais e a confiar neles. Observa, fica atenta e espera. Reprime a impulsividade.
O ATHAME
Comandante do poder - Chakra do plexo solar - Fortalecimento , direcção , fronteiras.
Livra-te de tudo o que possa representar um impedimento tendo em mente que te sentirás mais forte se tiveres fé em ti mesma. O Athame manda que te expresses ao mundo com mais confiança e desenvoltura, depois de decidires que rumo dar à tua vida. Concentra as tuas energias no objectivo que tens em vista. Procura criar o mundo do qual tu gostarias de fazer parte, pois neste momento estás protegida.
Tuesday, February 20, 2007
Energia verde
Por outro lado, quando estamos carentes da energia verde, podemos nos sentir confusos e desorientados, porque não há conexão com o lado sentimental do ser. A impressão emocional que o mundo exterior causa em nosso mundo interno é como uma bússola a nos orientar através das experiências da vida. O bloqueio em relação ao mundo emocional nos fecha uma das portas sensoriais mais importantes de que dispomos e que é um verdadeiro manancial de informações valiosas a respeito da realidade exterior, e através do qual podemos nos conduzir mais assertivamente. Sentimentos como falta de autoconfiança e insegurança, assim como ciúme e inveja (que refletem essa falta de confiança em si mesmo) também indicam a desconexão com a energia verde.
Dicas de como entrar em contato com a energia verde: Alimentação: Uma boa maneira de começar a prover o organismo com uma maior quantidade dessa energia é ingerindo alimentos “verdes”. Como o próprio nome já sugere, as verduras são a maior fonte de energia verde de que dispomos. Abuse delas já que, além de não engordarem, ainda são responsáveis por manter o organismo saudável e livre de toxinas. Mas não se esqueça de que a água é o principal desintoxicante do corpo físico (e emocional), portanto, é aconselhável tomar de 1 1/2 a 2 litros de água diariamente. Complemente o cardápio com frutas (ou suco de frutas) que contenham essa pigmentação: maçã verde, kiwi, abacate e melão são algumas sugestões.
Saturday, February 17, 2007
Era de Aquário
O preparo começa com a REMOÇÃO do que se tornou INÚTIL, está IMPERFEITO e provoca LEMBRANÇAS RUINS... Assim, deve-se selecionar o que desejamos manter na nossa casa: roupas, calçados, CDs, livros, bijuterias, bonés, objetos diversos, fotos, etc.
2) É preciso mudar a "cara" da casa. Vários aspectos podem ser examinados: trocar quadros de lugar; renovar as fotos dos porta-retratos; modificar a arrumação dos móveis, por exemplo, trocar uma poltrona de lugar; pintar paredes que necessitem disso ou escolher uma parede para ganhar uma nova cor; e uma acção muito importante: renovar as plantas do interior da casa. Levar as atuais para a varanda ou o jardim, e decorar a sala com novas plantas. Se possível, pôr uma orquídea em algum ponto da sala. A orquídea é a flor mais positiva que existe
3) Utilizar elementos decorativos próprios das Festas, com símbolo de Prosperidade. Assim:
Fruteiras com maçãs, laranjas, tangerinas, uvas, ; e pratos com frutas secas, como damasco, tâmaras, uvas-passas, etc.
4) Cuide para que suas noites sejam de paz, alegre, com a família, amigos ou solitária.
5) A alegria, o reconhecimento de ter comida a mesa, a casa ILUMINADA, portas e janelas ABERTAS, para que cada dia se despeça com festejos e um outro, que virá, tenha as boas-vindas como a Esperança pede.
Friday, February 16, 2007
AMAZONIA
SE ENCONTRAR O SITE CONGESTIONADO, POR FAVOR NÃO DESISTA E TENTE MAIS TARDE. MUITO OBRIGADO POR SUA COMPREENSÃO!
As cartas para m.m
Vibração : Chakra do sacro
Palavras-chave: purificação, limpeza, sede do conhecimento
A Carta da Água Sagrada oferece a oportunidade de valorizar o direito sagrado que temos à água pura e cristalina que nutre nossa sede tanto fisica com espiritual. A Água Sagrada mostra que vais receber uma benção em tua vida, talvez sob a forma das boas noticias que tanto esperas. Esta é a época ideal para fazer uma grande limpeza na tua vida e purificar teus ambientes. Essa necessidade deve-se principalmente aos compromissos que exigem muito de teu tempo e energia e te deixam exausta e desvitalizada.As emoções estão em evidência, pois são uma tentativa de te fazer prestar atenção às tuas próprias necessiades. Medita sobre esta carta e bebe muita água mineral. O desafio é olhares de frente as tuas crenças e modo de vida e descobrir se eles te fazem bem. À medida que a terra desperta para a sua idade dourada, os seres humanos também têm de despertar para uma compreensão mais profunda de "tudo o que é". Uma mudança vai acontecer no teu mundo. Procura purificar teus pensamentos e atitudes.O Espelho
Percepção--Palavra-chave ; percepção, reflexão, lucidez
Os espelhos são o reflexo da vida. Diz-se que os espelhos são um portal para outros reinos e que podem ser usados para reflectir de volta qualquer negatividade.. Confia nas tuas percepções. Teu corpo energético é capaz de sentir em todos os níveis e geralmente fala contigo por meio de uma sensação de inquietação ou confusão. Se algo não te parece correcto, analisa cuidadosamente o que se está a passar antes de tomar uma decisão. Confia na tua intuição Procura refrear as fantasias e atitudes idealistas, à medida que expandes a tua lucidez. A honestidade para contigo própria e com os outros é essencial neste momento.
Exercicio de magia
Quando fores alvo de negatividade alheia, visualiza-te cercada de espelhos voltados para fora e pede que qualquer energia extraviada seja reflectida para longe de ti e absorvida pela luz.
Thursday, February 15, 2007
A CURA PARA TODOS OS FILHOS DA tERRA
Quando o Tempo do Búfalo estiver para chegar, a terceira geração de crianças de olhos brancos deixará crescer os cabelos, e começará a falar do Amor que trará a cura para todos os filhos da Terra. Estas crianças buscarão novas maneiras de compreender a si próprias e aos outros. Usarão penas, colares de contas, e pintarão os rostos. Buscarão os Anciões da nossa Raça vermelha para beber da fonte de sua Sabedoria. Estas crianças de olhos brancos servirão como sinal de que os nossos Ancestrais estão retornado em corpos brancos por fora, mas vermelhos por dentro. Elas aprenderão a caminhar em equilíbrio na superfície da mãe terra, e saberão levar novas idéias aos chefes brancos. Estas crianças também terão de passar por provas, como acontecia quando eram Ancestrais vermelhos. Serão usadas substâncias pouco comuns, como Água de Fogo por exemplo, para observar se ela continuarão a caminhar firmemente dentro do Caminho Sagrado.
A geração dos filhos da flor atravessou essa parte da profecia e alguns deles conseguiram permanecer dentro do Caminho Sagrado. Outros se perderam por algum tempo e agora estão retornado a caminho de forma mais harmoniosa. Alguns se desiludiram e esqueceram os altos ideais que os alimentaram quando seus corações eram jovens, enquanto outros estão despertando, apressando-se para retornar ao Caminho da Sabedoria.
Wednesday, February 14, 2007
Amor verdadeiro
Tuesday, February 13, 2007
Tiragem para S.
A 1ª carta representa o passado ou a atitude a ter em relação a ele.
A 2ª carta indica o presente. A 3ª refere-se ao que está para vir , ao Amanhã.
Fiz ainda mais uma tiragem de uma carta, para responder a um grande obstáculo com q ela se deparou e lhe está a causar grandes dores de cabeça.
As cartas são tiradas aleatoriamente, depois de um momento de reflexão , tendo em conta a pessoa a quem se destina a leitura. Não conheço S.
A VASSOURA
VIBRAÇÃO : CHAKRA DO SACRO . Palavra-chave:Limpeza, protecção, preparação.
Significado: Sua energia pessoal é poderosa. Consegues perceber o que é preciso mandar embora da tua vida. Este é um bom momento para esvaziar todos os armários da tua vida, deixando-os bem limpos. A Vassoura faz com que te aprecies mais a ti própria e pode também aumentar a consciência psiquica.
Livra-te da energia estagnada em todos os níveis.
A CORUJA
GUARDIÃ DA SABEDORIA
VIBRAÇÃO : ALMA PALAVRAS-CHAVE : SABEDORIA, RUMOS DA VIDA, VERDADE
A coruja carrega consigo a magia do vôo silecioso e pode ser um aviso para ouvir em vez de falar e para viver a vida demonstrando gratidão pelas dádivas que o silêncio e a observação atenta podem oferecer.
A Coruja mostra que a vida te levou a lugares de sabedoria e compreensão e que estás prestes a superar algumas noites escuras da alma. Estás a ser avisada de que é melhor ficar algum tempo em silêncio, longe da multidão para que possas tomar algumas decisões quanto ao rumo a dar à tua vida e à tua alma. Segue teu caminho com cautela. Em tempos de escuridão ansiamos por solidez, por normalidade. Não caias na tentação de te apoiar em algo, só porque está ali ao teu alcance. Confia na Coruja; ela te conduzirá através a noite, através dos medos, levando-te a encontrar um novo dia. Prepara-te para a morte de tudo o que é velho e tem a certeza que ficarás bem.
Observa, espera e sê sábia. Respeita teus medos para que possas lançar a Luz na escuridão
O HOMEM VERDE
CRESCIMENTO
O Homem Verde representa os aspectos masculinos da vida : assumir riscos, expressar-se no mundo, seguir em frente com confiança. A prosperidade e a riqueza estão agora ao alcance de quem avança com um propósito em mente. Esta carta aconselha a invocar o teu lado masculino e "ir à luta". A atitude positiva gera mudanças positivas. O Homem Verde revela que a necessidade de amor precisa de ser reconhecida. É hora de saber o que precisas, de ir pelo mundo e reivindicar teus direitos. A resposta às tuas perguntas é "SIM". Se nos relacionamentos familiares, sociais ou íntimos houver conflitos que estejam a causar estagnação ou confronto, lembra-te que a verdadeira união acontece quando dançamos a mesma dança cósmica, não deixamndo nunca de demonstrar uma atitude respeitosa e reverente. Existe possibilidade de crescimento e um convite à união. Oportunidades abundantes estão ao teu alcance.
A PEDRA FURADA
PROTECÇÃO
Vibração Astral Palavras-chave : protecção, fronteiras , bençãos
A Pedra Furada está associada principalmente às deusas negras anciãs Hécate e Cerridwen que podem ser evocadas quando a atmosfera for opressiva ou sufocante. A deusa olha por ti. Os elementais da terra também podem aparecer às vezes para levar embora as energias densas, por isso não fiques alarmada se perceberes, pelo canto do olho, a movimentação desse "povo pequeno". As barreiras que parecem levantar-se, são uma protecção. Aguarda uma benção. Novos projectos requerem protecção psiquica.
Pede a protecção de Anúbis, uma divindade egipcia dos mundos subterraneos ou da deusa grega Hécate. Acende uma vela branca e queima incenso de olibano, enquanto percorres (no sentido dos ponteiros do relógio) toda a casa, abençoando as portas , janelas e aberturas.
Monday, February 12, 2007
O Pendulo também disse SIM
O meu pêndulo nunca falha: a meio da tarde já me tinha indicado os resultados largamente favoráveis para o SIM; e fracos para o NÃO!
+ de75% votaram SIM , em Sintra
Em algumas freguesias - Massamá, Santa Maria e São Miguel e São Pedro de Penaferrim - o nível de abstenção esteve abaixo dos 50%.
A última freguesia a ser apurada foi Monte Abraão.
Em Sintra votaram 47,88% dos cidadãos inscritos, tendo o SIM obtido 75,58% dos votos expressos e o NÃO, 24,42%.
DESTACO ALGUMAS DAS FREGUESIAS QUE VOTARAM SIM
Algueirão 74.62%
Queluz 77.43%
Rio de Mouro 76.50%
S. João das Lampas 75.77%
Terrugem 72.22%
http://www.sintravox.com/Sociedade/886.html
Saturday, February 10, 2007
O nosso cérebro
O que a neurociência faz, além de comprovar e sugerir mecanismos para o que o senso comum já sabia: que a paixão nos cega, nos torna obsessivos, nos tira do rumo? Por outro lado, quanto não se perde da poesia, quando “eu te amo” passa a poder ser trocado por “meu núcleo acumbente quer muito ficar perto de você”? A beleza da música não se torna menor se for decomposta em cumprimento de expectativas e sincronia entre regiões cerebrais? E se o estado de iluminação, normalmente alcançado às custas de anos de meditação, pudesse ser atingido com um único eletrodo situado estrategicamente no cérebro?
Curiosamente, a resposta dada à última pergunta pelo Dalai Lama em pessoa é “eu seria totalmente a favor”. Convidado a proferir a primeira palestra da série Diálogos entre Neurociência e Sociedade na 35a reunião anual da SfN, sediada em Washington, DC em novembro de 2005, Sua Santidade o Dalai Lama falou meia hora sobre sua infância de menino questionador e contestador, e durante outra meia hora respondeu a uma série de perguntas de uma audiência mesmerizada perante sua figura singela, simpática e sorridente.
Seu trato com pessoas comuns é informal porque, em suas palavras, a verdade é mais importante do que uma atitude cerimoniosa. Quando um dia lhe foi recomendada cautela com a ciência, por ser esta uma destruidora da realidade, ele replicou que a ciência apenas faz o que o budismo faz: busca a verdade. Sem investigação, não é possível enxergar a realidade. Budistas, como cientistas, são céticos – e é saudável para ambos, ele diz, rejeitar a tradição quando face a contradições.
Apreciador de longa data da neurociência, o Dalai Lama adopta perante esta uma postura condizente com seu empenho em promover dois valores humanos: o intelecto e o afeto. Quando perguntado se a compaixão para com todos os seres pode conviver com a pesquisa animal, Sua Santidade lembrou que seus companheiros tibetanos não-vegetarianos se deparam com problema semelhante. Se matar um animal é necessário, que isso seja feito com algum sentimento, com empatia.
Sua atitude em relação a pesquisas que promovam emoções positivas é de encorajamento. “Eu gostaria de ser o primeiro paciente a ter removidas as regiões cerebrais responsáveis pela raiva e pela inveja”, disse. Se a neurociência tornasse mais fácil a meditação sem prática, ele seria a favor? “Como para a cirurgia do cérebro, sim. Mas, como as drogas ansiolíticas, não é o ideal se, para dar tranqüilidade, uma medicação adormece partes do cérebro que são fundamentais. Bom seria manter a faculdade crítica, um nível de consciência metacognitiva que consegue enxergar suas próprias falhas”.
Quanto à possibilidade de a neurociência fazer progressos sobre a relação cérebro-mente, o Dalai Lama acredita que primeiro será necessário chegar a uma boa definição do que seja a consciência. No que tange a funções específicas, no entanto, ele está certo de que a compreensão dos circuitos cerebrais envolvidos trará avanços. “E se você fosse se tornar neurocientista amanhã, qual seria o tema da sua tese?”, perguntou um espectador, provavelmente certo de ouvir “Meditação” como resposta. Mas não: sábio, e sempre sorridente, o Dalai Lama respondeu que precisaria de mais uns dias para pensar com muito cuidado...
E assim, reconfortados pelo Dalai Lama de não estarem destruindo a realidade ou a poesia da vida, vários milhares de neurocientistas voltaram para seus hotéis, para então seguirem investigando as bases cerebrais do amor, da empatia e das decisões econômicas. E, por que não, da consciência, palavra cuja definição escapa até ao Dalai Lama.
http://suzanahh.typepad.com/suzanahh/2006/10/amor_meditao_e_.html#more
Friday, February 09, 2007
Referendo dia 11
No próximo dia 11, os portugueses maiores de 18 anos vão responder a esta questão:
que se faça LUZ na sua mente e respondam correctamente à pergunta.
O sári
Foi então que comecei a sonhar que eu vestia um sári. Toda noite, durante uma semana, em sonhos eu colocava meu sári, passo a passo, exatamente como vira minha sogra fazer. Da direita para a esquerda, começando pela frente, eu sonhava que ia me enrolando, preparando as dobras nos lugares certos com trejeitos copiados da Surya, até terminar com o comprimento exato de tecido pousado sobre o ombro esquerdo.
Quando por fim pude vestir meu sári, surpresa: foi como se houvesse feito aquilo todos os dias da minha vida. Meu noivo ficou impressionado. A saia caía por igual até um centímetro do chão, sem pontas arrastadas ou curtas demais; as dobras estavam nos lugares certos, sem engruvinhar nos quadris; a ponta sobre o ombro começava certinho na marca do bordado. Mesmo sem “prática” no mundo real, eu já aprendera o procedimento: meu cérebro havia treinado em sonhos.
É isso o que a neurociência hoje comprova: o sono, incluindo o período de sonhos, é para o cérebro um período de aprendizado intensivo, e não exatamente de descanso. O caminho até a comprovação foi longo, mas não por falta de idéias sobre a importância do sono. Alguns cientistas acreditavam, e continuam acreditando, que o sono serve para reforçar circuitos que cuidam dos comportamentos mais básicos e inatos dos animais, como andar e caçar. Outros supõem que ele deve servir para apagar memórias desnecessárias, “fazendo espaço” no cérebro para que ele aprenda coisas novas no dia seguinte. Outros, ao contrário, acham que o sono é necessário para que o aprendizado se cristalize na forma de modificações permanentes no cérebro. Para esses, o sono seria a oportunidade de o cérebro “fechar para balanço”, rever os acontecimentos importantes dos últimos dias, reforçar esses registros, e passar a limpo anotações recentes – exatamente como estudantes fazem com seus rascunhos.
É esta a idéia que vem ganhando força nos últimos dez anos, a partir da descoberta de que é necessária uma noite de sono – e com sonhos, mesmo que eles não sejam lembrados – para o cérebro consolidar o que foi aprendido durante o dia. Sem sono, nada feito: qualquer esforço diurno de aprenzidado é desperdiçado. Os efeitos benéficos do sono para o aprendizado provavelmente vêm da alternância de ciclos de sono com e sem sonhos ao longo da noite. Talvez o sono sem sonhos sirva como um “restaurador” do funcionamento do cérebro exaurido ao longo do dia, e pré-requisito para que na fase seguinte, com sonhos, ocorram as modificações necessárias nas conexões entre os neurônios – as sinapses – para que o aprendizado se instale de modo permanente.
O sono, completo com sonhos, parece ser tão eficaz como período de passar a limpo anotações temporárias feitas pelo cérebro que um ciclo completo de pouco mais de uma hora já traz benefícios ao aprendizado do dorminhoco. Sonecas diurnas, tantas vezes consideradas sinal de preguiça, hoje são uma maneira cientificamente comprovada, e quase tão boa quanto uma noite inteira de sono, de ajudar o cérebro a aprender – desde que elas sejam longas o suficiente para incluir uns bons 20 minutos de sonhos.
Mais do que simplesmente passar a limpo o que começou a ser aprendido durante o dia, no entanto, os sonhos são um grande tubo de ensaios para a mente. Hoje já se sabe que a imaginação recruta as mesmas regiões do cérebro ativadas por sensações “verdadeiras”, vindas de fora. E o mesmo acontece durante os sonhos. Portanto, o que se vê e se sente durante os sonhos, incluindo emoções, são para o cérebro tão reais quanto tudo o que vem de fora quando se está acordado – e com um bônus adicional: sonhando, vale tudo. Primeiro, porque os sonhos são absolutamente privados; e segundo, porque o cérebro tem um mecanismo que bloqueia praticamente todos os movimentos do corpo durante os sonhos, o que garante por exemplo que ninguém vai revelar segredos ditos em sonhos, nem sair chutando o parceiro na cama se sonhar com um ladrão. Por isso, em sonhos é possível ensaiar reações a boas e más notícias, se acostumar com a idéia de uma prova temida, treinar um concerto de piano ou um pedido de casamento ou se abandonar a fantasias sexuais as mais ousadas, sem sofrer conseqüências… e até praticar como enrolar um sári ao redor do corpo. Enquanto isso o cérebro, aparentemente desligado e descansando, anota tudo furiosamente; ao despertar, depois de tanto treino, os dedos encontram habilmente sua posição na seda.
E como desenrolar um sári após o uso? Ah, fácil. Isso qualquer namorado, noivo ou marido descobre rapidinho. Nem é preciso sonhar para aprender…
http://suzanahh.typepad.com/suzanahh/2006/10/como_vestir_um_.html#comment-60070790
Thursday, February 08, 2007
as plantas
As plantas:
provocam sensação de bem estar
melhoram a qualidade do ar
favorecem a concentração em locais de trabalho e escolas
diminuem o stress laboral , reduzindo as baixas por doença, as férias antecipadas e os decréscimos de produtividade ao longo do ano
contribuem para a absorção de elementos químicos contaminantes, emanados dos computadores, mobiliário, do pó e do ar;
outros elementos que incrementam a produtividade e o bem-estar são :
- a luz - as cores – a disposição do mobiliário -