Monday, March 19, 2007

 

A Terra é nossa Mãe

A Terra é Nossa Mãe
(Texto de Eliane Potiguara - Fonte: Rede Grumin de Mulheres Indígenas /Grumin-Rede de Comunicação Indígena)“A Terra é a nossa mãe. Dela recebemos a vida e a capacidade para viver. Zelar por nossa mãe é nossa responsabilidade e zelando por ela, estamos zelando por nós próprias. Nós, mulheres indígenas, somos manifestações da Mãe -Terra em forma humana. Molestar, destruir, minimizar as manifestações da Mãe-Terra é ir contra a sua natureza, pois na natureza tudo deve fluir, assim como os rios que correm, os mares que enchem e esvaziam, como as cachoeiras que caem, como as pedras que rolam, como os filhotes que nascem e crescem, como a chuva que cai, como as luas que se enchem e vão, como o sol que esquenta e esfria, como a vida humana e animal que brota e transforma-se em húmus para a terra. Ir contra todos esses segmentos é violar o sagrado. A base filosófica de nossas vidas, como mulheres e povos indígenas, (…) é o respeito pelo sagrado, pelo que foi criado pela natureza e a mulher faz parte deste sagrado, por isso sua palavra é sagrada, tanto quanto a Terra. E toda a sua cultura e espiritualidade relacionadas ao sagrado humano, deve ser respeitada.”

este texto foi retirado de http://ursasentada.blogspot.com/

Comments:
Surpresa encontrar este blog...e em Sintra.
O Simão está melhor e vai agradecer lá no canto dele.

Por curiosidade: conheces o Simão pessoalmente? Não me admirava pois é o cão mais conhecido da Estefânea.
 
Minha bonita, passando para te ver e dizer que "eu vou às vezes" ao sítio das coisas belas mas...tu vives num dos últimos paraísos encantados! Aproveita essa luz que nos passarás com as tuas palavras. Bjinho
 
viajante

não , não creio conhecer o Simão pesoalmente.
Por acaso, há dias vi um "primo" e tb em Sintra e disse para comigo que poderia ser o Simão mas não identifiquei quem o levava com o dono do Simão, pelo menos por aquilo q o dono deixa transparecer...e calei-me sem nada dizer. Tb passei à porta da LOJA mas estava fechada!
 
bettipas

às vezes vê-se esse tal de paraiso com outros olhos bem diferentes , talvez de miopia que nada encherga...


beijos para ti
 
maravilhosaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa imagem
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?