Wednesday, July 04, 2007

 

Plantas medicinais em reserva indigena


Os índios fulniô de Águas Belas (301 km de Recife), que cultivam plantas medicinais para consumo em suas aldeias, profissionalizaram a prática milenar e inauguraram uma oficina de manipulação dessas plantas.A ação é custeada pelo projeto Vigisus 2, parceria entre a Funasa (Fundação Nacional de Saúde) e o Banco Mundial. O objetivo é melhorar a saúde indígena e o saneamento em comunidades remanescentes de quilombos. O investimento é de R$ 460 mil.Cerca de 3.500 índios que vivem na aldeia serão beneficiados pela distribuição gratuita dos medicamentos fitoterápicos que passam a ser produzidos no local.
A oficina foi inaugurada no último dia 5. Dez índios trabalham supervisionados pela farmacêutica responsável e por um botânico.
Comercializar
Inicialmente, a produção da oficina de manipulação não será comercializada. Mas, de acordo com a coordenadora de assistência farmacêutica da Funasa em Pernambuco, Mônica dos Santos, a idéia é começar a vender os remédios no prazo de até um ano e transformar a oficina em um projeto auto-sustentável.
Para o coordenador do projeto, Xicê Fulniô, o ponto mais importante da iniciativa é fortalecer e divulgar a cultura indígena, além de ajudar a preservar a saúde dos moradores da aldeia."Aprendemos as técnicas com os mais velhos, que aprenderam com os antepassados. Não há muita doença na aldeia. Tem gente com 80 anos que tem boa saúde porque usa as plantas", disse.
As plantas -folhas, raízes e cascas de árvores- são coletadas na aldeia do Ouricuri e na serra Comunaty, áreas de dois hectares que pertencem à reserva indígena. São produzidos xaropes, pomadas, chás e sabonetes para cuidados básicos de saúde e prevenção de doenças. De acordo com o coordenador Xicê Fulniô, há plantas específicas para a realização de tratamento de diabetes, obesidade, ansiedade, infecções de pele, gastrite, úlcera e até impotência sexual. daqui


Mais noticias sobre biocombustiveis e biodiversidade em


http://www.kaxi.com.br/noticias.php?id=233

Comments:
Bom dia!
Afinal tenho internet no hotel. Tenho 'e tido coisas mais interessantes para fazer!
Entao as cartas sao aupiciosas para o big casorio? Tudo ajuda!

Beijicos de Σκιάθος!
 
oLA ROSARIO

APROVEITA AS FERIAS E O TEMPO E OS BONS MOMENTOS.

As cartas são auspiciosas sim...
Como queres que tas mande? Por mail ou fazendo um post para ti ou publicando sem divulgar a pessoa para quem a leitura se destina ?
diz o q preferes

e beijinhos para os dois, claro...
 
Bom, é de facto uma boa notícia...
assim se multipliquem estas iniciativas, reunindo o melhor de dois mundos...
Beijos para ti
 
Wicky,
Muito interessante este texto.

Um beijinho
do Pepe.
 
Fico sempre espantada com a informação interessante com k nos brindas.
 
Muito interessante este seu texto.

Consigo estamos sempre a aprender.

Beijocas e bom fim de semana.
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?