Monday, September 01, 2008

 

A Salsa


Diurética e anti-depressiva
Com a chegada do Verão e a vontade voltada para o exterior, para as refeições no jardim, para as saldas, para as sopas e para as ervas aromáticas que adornam e embelezam qualquer prato. Muitas vezes subestimamos o valor dos ornamentos verdes e não os ingerimos e ficam abandonados na berma do prato quando são quase sempre alimentos de alto valor nutritivo como é o caso da salsa.
Propriedades
É um forte diurético, muito útil no tratamento de retenção de líquidos, reumatismo, gota, infecções da bexiga e cálculos renais, é reguladora do período menstrual e alivia os espasmos.
Estimula a produção de leite materno e tonifica os músculos do útero. É um tónico geral, aliviando a depressão e o cansaço na menopausa. Ajuda a aliviar flatulência e cólicas. Para as cólicas das crianças, faz-se um leve infusão das folhas que se lhes dá a beber duas ou três colheres depois das refeições.
O chá da salsa pode ser usado em lavagens e compressas para picadas de insectos, inchaços dolorosos, olhos irritados e eczema. As raízes são sudoríferas.

A salsa é, sem dúvida, uma das ervas aromáticas mais utilizadas no Mundo. Os antigos egípcios e os gregos chamavam à salsa aipo da montanha e usavam-na para tratar dores no estômago e problemas de bexiga. Os gregos utilizavam-na contra a epilepsia e como regulador do sistema nervoso. Simbolizava a festa e a alegria partilhada e costumavam coroar os vencedores das corridas com uma coroa de salsa.
Plínio, o Velho, no séc. I – grande conhecedor de plantas – já atribuía à salsa poderes curativos e aconselhava a colocar alguns rebentos nos lagos devido aos efeitos curativos que exercia sobre os peixes.

Na horta
A salsa misturada com sementes de cenoura ajuda a repelir a mosca desta última devido ao seu aroma. Protege as roseiras do escaravelho. Quando plantada com o tomate ou com os espargos, revigora-os.
saiba mais

Comments:
Uso masi os coentros, mas começo a ver que a salsa tem que ser mais usada...
 
cada um à sua maneira , mas tb uso e abuso dos coentros ...
(a minha mãe era algarvia e eu herdei-lhe o gosto)
 
Wicky, as imagens do seu blog estão muito lindas! Adorei os tópicos sobre os alimentos :)) Beijos da Ursa
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?