Sunday, October 19, 2008

 

água de malvas



«Bebendo duas onças dela, quatro vezes ao dia, resolve as postemas; é grande remédio para o ardor das febres; abranda e refresca os bofes; sara a peripneumonia e o sangue prioriz; estanca as câmaras de sangue; apaga os ardores dos achaques quentes da madre, dos rins e da bexiga; cura o mal de Luanda e a podridão da boca, abranda o fogo de S. Antão, as chagas da garganta e as inchações, gargarejando com ela.
Bebendo quatro onças dela. Relaxa o ventre e sara as dores da madre; humedece a língua e a garganta seca; sara a tosse quente e abranda o ventre constipado de ardor; facilita o urinar; faz deitar a pedra, areia, e as viscosidades; sara as dores quentes da cabeça posta com panos; tira as pontadas e faz dormir.
È certíssimo remédio para a inflamação e inchações da boca, do peito, detrás das orelhas e dos membros ocultos (vulgo partes genitais).»
in “O Desengano da Medicina, Lisboa, ed. de 1713, pág. 263.
e sabe tão bem , mandar alguém às malvas, quando a pessoa já não nos diz nada, quando já não há mais nada para dizer ...

Comments:
Eis um chá milagreiro. Se tivesse também bebia. Tenho que ir para o cmapo á busca de malvas selvagens...
Uma boa noite de sono...
 
e depois deste adeus, da tisana de malvas e de mandar às malvas quem merecia ... dormi tão bem , tão profundamente tranquila !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?