Thursday, November 13, 2008

 

LUA AZUL


“Once in a Blue Moon”... Era uma vez, numa Lua Azul.
A tradução literal sugere que a Lua adquiriu essa bela cor, por algum motivo qualquer. Mas não é bem assim. Essa expressão tem origem numa história quase cômica contada nos países anglo-saxões no século XVI.Quando um cavaleiro queria ser gentil com sua dama, mas sem assumir um compromisso mais sério, simplesmente dizia — Eu me casarei contigo numa noite de Lua Azul. Apesar da proposta romântica, a idéia era que esse momento nunca chegasse, o que adiaria a cerimônia indefinidamente não fosse por um detalhe: a Lua pode mesmo ficar azul.
Duas luas cheias num mês
É verdade que o falso pretendente sempre levava vantagem. A Lua só fica azul em situações muito particulares, raras mesmo, quando a atmosfera terrestre colabora de um jeito muito especial. Foi o que aconteceu aos indonésios durante a erupção do vulcão Krakatoa em 1883, quando foram vistas muitas luas azuis naquele ano, para desespero dos rapazes.
Em outras palavras, Blue Moon significa algo muito raro, como sugere a frase no início do texto, comum em livros infantis de língua inglesa, e cuja melhor tradução seria algo próximo de “quase nunca”. O facto é que ao norte do equador – não se sabe ao certo quando nem porquê – Blue Moon também passou a denominar a segunda Lua Cheia que acontece num mês.
Normalmente os meses têm apenas uma Lua Cheia, pois o período que separa duas fases iguais é de aproximadamente 29,5 dias. Mas todos os meses, exceto fevereiro, são mais longos que isso. Assim, com um pouco de sorte é possível que a natureza encaixe duas luas cheias num único mês. E isso acontece 7 vezes a cada 19 anos, em média.
O azul que vem do fogo
Um luar realmente azul é muito mais raro. Quando o satélite muda de cor é sempre por conta de algum fenômeno atmosférico, e portanto observado apenas localmente, por certas populações do globo. Além disso, muito mais freqüentemente a Lua fica vermelha em vez de azul.Especialistas afirmam que para a Lua ficar azulada é preciso que o ar contenha apenas partículas em suspensão maiores que o comprimento de onda da luz vermelha (menos de um milésimo de milímetro). Só assim essa cor é completamente absorvida, deixando passar o azul. Isso é muito difícil de acontecer, mas erupções vulcânicas e incêndios florestais podem produzir tais nuvens de partículas.No final do século XIX não havia dúvidas sobre luares estranhos (quer fosse Lua Cheia ou não), por causa dos efeitos da explosão do monte Krakatoa. Considerada a maior erupção vulcânica da história moderna, ela despejou poeira na atmosfera equivalente a uma explosão de 100 milhões de toneladas de dinamite

Comments:
Adorei o teu post. Adoro tudo o que tem a ver com a lua...
tenho um livro que se chama "viver com a Lua": Li-o há muitos anos e achei graça a alguns aspectos.
bjocas
 
Informação interessante :)!
 
Pelo apreço que tenho por este blogue, tenho um Prémio para ele, que espero que aceites.

Um abraço,
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?