Monday, June 29, 2009

 

Amor interrompido



Amor interrompido por Maria Silvia Orlovas - morlovas@terra.com.br
Não há nada pior do que um amor interrompido. Imagine você uma história sonhada, um amor desejado que, de repente, é rompido. O que sobra? O sonho? A idéia do que seria esse amor?Resolvi abordar esse tema por conta de uma cliente que perdeu o namorado/amante no acidente do avião da Air France. Como ela mesma disse, tudo muito dramático, muito mais sofrido do que qualquer outra história de perda porque foi e ainda está tendo uma grande divulgação nos noticiários, o que não permite que ela se esqueça do acontecido em nenhum momento. Mas, qualquer história de amor não vivida é sofrida. Qualquer separação indesejada é complicada porque ficamos com a idealização de uma relação e não com os fatos reais do que seria o amor.

Ângela me procurou consciente disso. Havia reencontrado Augusto depois de 6 anos separados. Ela casada, ele também, filhos no meio do caminho e, de repente, um reencontro e uma grande paixão. Justamente por conta dos compromissos, ela pediu um tempo para o namorado/ amante e, no meio desse tempo, envolto a muitas promessas, juras de amor, mensagens no MSN aconteceu a tragédia. O que fazer com tudo isso agora?Não sei se ela me procurou para saber como estava o rapaz no mundo espiritual, mas, com certeza, ela esperava um conforto. O fato é que com toda essa confusão, o marido dela descobriu o caso, o casamento estava em cheque, e ela mais confusa do que nunca.

Claro que em Vidas Passadas o que apareceu foram situações de perda. Numa vida, ela estava na guerra tentando sobreviver em meio aos escombros, sem família nem esperanças. Na outra vida, ela era um homem criado ricamente num colégio interno que, apesar da sua formação, e todas as condições materiais sentia dentro de si um grande vazio. Vazio este que acompanha Ângela nesta vida, como depois ela relatou. Como sempre, não conversamos antes da sessão;, assim, eu não sabia da tragédia que ela estava vivendo, mas a reverberação energética e as histórias de Vidas Passadas comprovavam essa triste sintonia.

Quando trabalhamos com Vidas Passadas, estamos acessando o inconsciente e tentando clarear os sentimentos que estão guardados nessa caixa de "Pandora" que é nossa mente subconsciente. E cabe a pergunta que sempre faço para ajudar meus clientes a refletirem sobre seus desafios: Por que você está nesta freqüência? Por que seu subconsciente está vibrando isso?Muitas vezes, as pessoas se sentem vítimas das circunstâncias e, aparentemente, o são. Mas em tudo existe uma saída, um entendimento e uma explicação e uma forma positiva de lidar com os fatos.

Acho fundamental as pessoas compreenderem a situação de uma forma expandida. Nem tudo é exatamente o que parece. Claro que Ângela estava sofrida e tinha todos os motivos do mundo para isso. De forma alguma, quero diminuir a força desse encontro e a possibilidade de ter sido de fato um grande amor, mas o vazio já existia antes dele morrer no acidente. Como vimos em Vidas Passadas e de acordo com o próprio relato dela sobre sua forma de viver, ela sempre se sentiu sozinha. Sempre sofreu com um buraco em sua vibração... Ela me contou, inclusive, que mesmo com o nascimento dos filhos que ela amava profundamente, ainda existia o vazio. Agora, com a morte deste homem, a chama desta dor acendeu ainda mais forte.

Expliquei para Ângela que não há uma forma mais fácil de atravessar o luto. O luto tem um tempo. Mesmo o final interrompido de uma relação em que as pessoas continuam vivas, mas se afastam, o tempo do luto é natural. Temos um tempo para viver a dor da perda, e nos adaptar com as mudanças e a ausência de quem amamos. Mas não devemos permitir que essa perda transforme um possível relacionamento na solução de tudo. Não podemos fantasiar as histórias colocando nossa vida numa situação condicional que nunca existirá... Tipo: Se ficasse com fulano minha vida seria assim... Se casasse com ele viveria feliz para sempre. Ele era mesmo a pessoa mais linda para minha vida. Esse amor era a única esperança para mim. Nunca mais vou encontrar nada igual ao que vivi com ele.

Como poderemos enfrentar essa fantasia? Como poderemos saber se de fato seriamos felizes com alguém sem viver a vida real???Podemos saber o que sentimos mas a vida é a vida. E às vezes as coisas mudam, as pessoas mudam. Nós mudamos. Como saber o que acontecerá conosco no ano seguinte? E ainda, em se tratando de encontro entre pessoas, essa condicional fica ainda mais complicada porque muita coisa pode acontecer e trazer mudanças. Um novo emprego muda a cabeça, o circulo de convivência. Um filho muda toda a dinâmica do casal. O final de um curso também muda a forma de viver. Porque a vida é dinâmica. A vida se transforma todo dia. Assim, se um amor se interrompe, a vida segue. Não há o que fazer frente a uma interrupção, frente à morte, separação, senão continuar a viver.
Ângela, nesta circunstância, para atravessar a crise, com certeza, precisa de terapia para ver mais longe, abrindo o foco da sua vida como um todo e não apenas no sofrimento deste momento.

Não devemos transformar possibilidades em saídas maravilhosas porque isso é uma fantasia. Construir sonhos em cima do impossível é, no mínimo, prolongar a dor.

saiba mais ...

Comments:
Realmente achei interessante mas, acredito numa outra definição de amor "caridade". O amor não precisa ser necessariamente um sentimento que ti faça ficar sem ar, mas algo que realmente nos dê uma visâo de futuro.
Tá certo que o cara foi pro mundo espiritual. Mas será que amor não deveria durar para eternidade?ou então que deveriamos te sempre as pessoas que amamamos próximos de nós?.
Acredite não são perguntas sem sentido mas que fazem pensar.
E onde achar tais respostas me diga?.
 
o amor dura o que dura...pode ser eterno ou não.
Certas pessoas conviveram connosco, fizeram parte das nossas vidas e por alguma razão partiram - não as substituimos, cada um tem o seu lugar, mas por vezes outra pessoa "retoma" o lugar da anterior.
Nem sempre as pessoas q se amam ficam perto uma da outra e não é por isso que cada uma delas deixa de viver!

tudo tem muitas respostas - mas sobretudo a resposta a cada uma das perguntas está dentro de nós.

é pena que não seja possivel aceder a teu blog, para poder tb deixar um comentário ...
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?