Monday, June 29, 2009

 

Amor interrompido



Amor interrompido por Maria Silvia Orlovas - morlovas@terra.com.br
Não há nada pior do que um amor interrompido. Imagine você uma história sonhada, um amor desejado que, de repente, é rompido. O que sobra? O sonho? A idéia do que seria esse amor?Resolvi abordar esse tema por conta de uma cliente que perdeu o namorado/amante no acidente do avião da Air France. Como ela mesma disse, tudo muito dramático, muito mais sofrido do que qualquer outra história de perda porque foi e ainda está tendo uma grande divulgação nos noticiários, o que não permite que ela se esqueça do acontecido em nenhum momento. Mas, qualquer história de amor não vivida é sofrida. Qualquer separação indesejada é complicada porque ficamos com a idealização de uma relação e não com os fatos reais do que seria o amor.

Ângela me procurou consciente disso. Havia reencontrado Augusto depois de 6 anos separados. Ela casada, ele também, filhos no meio do caminho e, de repente, um reencontro e uma grande paixão. Justamente por conta dos compromissos, ela pediu um tempo para o namorado/ amante e, no meio desse tempo, envolto a muitas promessas, juras de amor, mensagens no MSN aconteceu a tragédia. O que fazer com tudo isso agora?Não sei se ela me procurou para saber como estava o rapaz no mundo espiritual, mas, com certeza, ela esperava um conforto. O fato é que com toda essa confusão, o marido dela descobriu o caso, o casamento estava em cheque, e ela mais confusa do que nunca.

Claro que em Vidas Passadas o que apareceu foram situações de perda. Numa vida, ela estava na guerra tentando sobreviver em meio aos escombros, sem família nem esperanças. Na outra vida, ela era um homem criado ricamente num colégio interno que, apesar da sua formação, e todas as condições materiais sentia dentro de si um grande vazio. Vazio este que acompanha Ângela nesta vida, como depois ela relatou. Como sempre, não conversamos antes da sessão;, assim, eu não sabia da tragédia que ela estava vivendo, mas a reverberação energética e as histórias de Vidas Passadas comprovavam essa triste sintonia.

Quando trabalhamos com Vidas Passadas, estamos acessando o inconsciente e tentando clarear os sentimentos que estão guardados nessa caixa de "Pandora" que é nossa mente subconsciente. E cabe a pergunta que sempre faço para ajudar meus clientes a refletirem sobre seus desafios: Por que você está nesta freqüência? Por que seu subconsciente está vibrando isso?Muitas vezes, as pessoas se sentem vítimas das circunstâncias e, aparentemente, o são. Mas em tudo existe uma saída, um entendimento e uma explicação e uma forma positiva de lidar com os fatos.

Acho fundamental as pessoas compreenderem a situação de uma forma expandida. Nem tudo é exatamente o que parece. Claro que Ângela estava sofrida e tinha todos os motivos do mundo para isso. De forma alguma, quero diminuir a força desse encontro e a possibilidade de ter sido de fato um grande amor, mas o vazio já existia antes dele morrer no acidente. Como vimos em Vidas Passadas e de acordo com o próprio relato dela sobre sua forma de viver, ela sempre se sentiu sozinha. Sempre sofreu com um buraco em sua vibração... Ela me contou, inclusive, que mesmo com o nascimento dos filhos que ela amava profundamente, ainda existia o vazio. Agora, com a morte deste homem, a chama desta dor acendeu ainda mais forte.

Expliquei para Ângela que não há uma forma mais fácil de atravessar o luto. O luto tem um tempo. Mesmo o final interrompido de uma relação em que as pessoas continuam vivas, mas se afastam, o tempo do luto é natural. Temos um tempo para viver a dor da perda, e nos adaptar com as mudanças e a ausência de quem amamos. Mas não devemos permitir que essa perda transforme um possível relacionamento na solução de tudo. Não podemos fantasiar as histórias colocando nossa vida numa situação condicional que nunca existirá... Tipo: Se ficasse com fulano minha vida seria assim... Se casasse com ele viveria feliz para sempre. Ele era mesmo a pessoa mais linda para minha vida. Esse amor era a única esperança para mim. Nunca mais vou encontrar nada igual ao que vivi com ele.

Como poderemos enfrentar essa fantasia? Como poderemos saber se de fato seriamos felizes com alguém sem viver a vida real???Podemos saber o que sentimos mas a vida é a vida. E às vezes as coisas mudam, as pessoas mudam. Nós mudamos. Como saber o que acontecerá conosco no ano seguinte? E ainda, em se tratando de encontro entre pessoas, essa condicional fica ainda mais complicada porque muita coisa pode acontecer e trazer mudanças. Um novo emprego muda a cabeça, o circulo de convivência. Um filho muda toda a dinâmica do casal. O final de um curso também muda a forma de viver. Porque a vida é dinâmica. A vida se transforma todo dia. Assim, se um amor se interrompe, a vida segue. Não há o que fazer frente a uma interrupção, frente à morte, separação, senão continuar a viver.
Ângela, nesta circunstância, para atravessar a crise, com certeza, precisa de terapia para ver mais longe, abrindo o foco da sua vida como um todo e não apenas no sofrimento deste momento.

Não devemos transformar possibilidades em saídas maravilhosas porque isso é uma fantasia. Construir sonhos em cima do impossível é, no mínimo, prolongar a dor.

saiba mais ...

Wednesday, June 24, 2009

 

Dia das Almas Gémeas




DIA 24 DE JUNHO - DIA DAS LANTERNAS
No antigo Egito, as sacerdotisas de Ísis desciam ao templo carregando lanternas, simbolizando o momento em que a deusa chamou a Lua para restaurar a vida de seu amado Osíris. Use este antigo ritual egípicio para reacender a chama de um velho amor. Com uma vela na mão, chame a Lua e peça o mesmo brilho renovador pelo qual Ísis um dia esperou.





DIA 25 DE JUNHO - DIA DAS ALMAS GÊMEAS
Todo ritual de amor feito hoje tem poder se o amor for verdadeiro. Num papel virgem, escreva tudo o que você espera do amor dos seus sonhos. Depois, queime-o na chama de uma vela amarela e jogue as cinzas em água corrente. Os antigos magos acreditavam que este ritual acelerava o processo do encontro, mas lembre-se que não deve se fixar muito nisso. Deixe acontecer. O caminho das almas gêmeas é longo mesmo.

Monday, June 22, 2009

 

solsticio no Marão




SOLSTICIO DE VERÃO - 2009
Divagações
Na base dos ancestrais conceitos religiosos figuravam os Solstícios como marcos evocativos, associados ao culto solar. Hoje, muito desfasados da magia inicial, olhamos o tempo como algo rectilíneo ou linear. Os nossos antepassados viam-no em circular ou cíclico e exprimiram-no através de símbolos, que a cultura celta e a lusitana perpetuaram.Trata-se de um fenómeno transversal a diferentes culturas profundamente enraizado desde as festas pagãs Persas e Hindus, associada a Mitra enquanto símbolo do Sol vencedor. É um momento essencial à vida cósmica em que tudo está ligado. No preciso e único momento em que o Sol pleno no máximo do seu poder se une com a Deusa Terra, que no seu ventre porta a vida, os alimentos e o bem-estar. É breve o momento de celebração, pois quando o Astro Rei, no seu movimento aparente na esfera celeste atinge o seu ápice, começa de imediato o seu declínio.
(…)Hoje festejamos a plenitude das forças, o tempo da colheita das ervas mágicas e medicinais, a tradição dos banhos nas fontes, poços e riachos, como simbolismo do baptismo primordial, da limpeza interna e externa. Com efeito as águas das noites do Solstício são mágicas e poderosas e benzida para as gentes e os animais.
É também o tempo do poder dos sonhos propiciador do pedido de desejos de fortuna, de saúde, de energia e de comunhão com os outros. Está mais evidente a pujança da vida e a nossa energia está no máximo.(…)O Solstício tem e sempre teve uma associação directa com o fogo que se configura como outro elemento de purificação, permitindo a libertação dos infortúnios e da negatividade que muitas vezes transportamos.Tendo a sua origem Indo-europeia, o culto dos solstícios mantém ainda hoje uma forte presença em todos os países da Europa.
(…)Porquê o Solstício do Marão?
Os nossos antepassados aceitaram os cultos dos Celtas e dos Romanos. Existiam milhares de deuses, pois tudo na natureza era divino e sagrado. Desse período restam cerca de 100 divindades atestadas por inscrições em aras. Alguns eram solares, outros guerreiros…. Refira-se Endovélico (javali, berrões, sabedoria…) Brigo, Bandua (contexto regional), Durius e Reva Maranus que fazem as nossas fronteiras simbólicas. Esta última divindade estava associada aos grandes vultos, ao poder, ao domínio, às alturas… Era ele que tocava o céu, o primeiro a receber a luz divina do sol e era ele que o escondia. Dele chegava a chuva e os ventos ou o protesto irado dos seus trovões.
Quando olhado de longe personifica a muralha protectora, a fronteira pétrea. Serra negra e eterna, de inverno cobre-se como um altar de bragal com a chegada das neves. Umas vezes tem a figura de uma velhinha deitada com os seus longos cabelos e, de outra perspectiva é um gigantesco cardeal de cartola.
Finalmente, era uma divindade que por magia produzia metais e água. E nela como noutros locais de antigos cultos existe uma ermida erigida à Sra da Serra que se comemora daqui a 15 dias, no período do Solstício. De lá tudo se vê e se interiorizarmos os elementos poderemos olhar e ver para dentro de nós.


Alberto Tapada
texto e fotos daqui

Tuesday, June 02, 2009

 

A sabedoria da coruja


A CORUJA
GUARDIÃ DA SABEDORIA
VIBRAÇÃO : ALMA
PALAVRAS-CHAVE : SABEDORIA, RUMOS DA VIDA, VERDADE
A coruja carrega consigo a magia do vôo silencioso e pode ser um aviso para ouvir em vez de falar e para viver a vida demonstrando gratidão pelas dádivas que o silêncio e a observação atenta podem oferecer.
A Coruja mostra que a vida te levou a lugares de sabedoria e compreensão e que estás prestes a superar algumas noites escuras da alma. Estás a ser avisada de que é melhor ficar algum tempo em silêncio, longe da multidão para que possas tomar algumas decisões quanto ao rumo a dar à tua vida e à tua alma. Segue teu caminho com cautela. Em tempos de escuridão ansiamos por solidez, por normalidade. Não caias na tentação de te apoiar em algo, só porque está ali ao teu alcance. Confia na Coruja; ela te conduzirá através a noite, através dos medos, levando-te a encontrar um novo dia. Prepara-te para a morte de tudo o que é velho e tem a certeza que ficarás bem.
Observa, espera e sê sábia.
Exercicio de magia
Você está entrando num antigo bosque ao escurecer. Caminhe em meio aos sons e aromas da floresta, em meio a folhas e flores, animais e árvores, até chegar a uma clareira onde há um velho carvalho iluminado pelos últimos raios de sol e pela lua que se ergue no céu. Você se senta sob a árvore e uma coruja pousa num dos galhos acima da sua cabeça. Vocês se cumprimentam e você faz a pergunta. A coruja compartilha sua sabedoria consigo. Algo se volta das garras do pássaro e cai em seu colo : veja o que é. Agradeça e volte para a entrada do bosque, pelo mesmo caminho de onde veio. Reserve algum tempo para integrar a experiencia desta jornada antes de voltar às suas actividades normais.

Monday, June 01, 2009

 

Cartas para hoje




O Morcego
Renascimento da consciencia
Chakra do terceiro olho
Palavras -chave :renascimento , mudança, despertar espiritual
Dotado de tato e audição aguçados, o morcego simboliza a expansão da consciência, anunciando que você deve entrar em fase de profunda mudança. Talvez surjam desafios e restrições passageiros, que vão mostrar a necessidade de abandonar velhos hábitos e crenças que não têm mais nada a ver com seu momento de vida. Esteja preparada para os desafios que sempre acompanham a mudança e disposto a seguir em frente rumo ao futuro, livre dessas partes inuteis do passado. Livre dessas amarras, você olhará de outra maneira vários aspectos da vida. Encare esse renascimento como um vôo de liberdade. Se o Morcego apareceu, isso é um sinal de que o vazio dentro de você anuncia uma mudança em breve.

O Cálice
Fertilidade, Cura , Harmonia
Associado ao elemento água, o cálice representa tanto a fertilidade como o reino dos sentimentos. Trata-se de uma carta de cura: deixe que o fluxo da vida leve para longe o turbilhão emocional causado por preocupações ou eventuais adversidades e se prepare para um período de crescimento. Também convém prestar atenção nos sonhos, eles poderão trazer mensagens importantes. A carta anuncia ainda boas perspectivas para um projeto, um relacionamento ou uma situação que envolva uma criança. Tome nota dos seus sonhos e ouça o que a água tem para lhe dizer. Reflita sobre o que está contido no cálice do seu ser e na melhor forma de curar a si mesmo e àqueles que estão à sua volta .
Você é um receptáculo da graça divina .
Depois de uma grande desilusão, depois de perder a confiança em alguém em quem acreditava, depois de ser forçada a abandonar um projecto ao qual se entregou de alma e coração, eis aqui as cartas que lhe trazem uma nova visão do mundo , uma nova esperança.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?